quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TRICOTS DA CASA DE CRIADORES

Desde domingo estão acontecendo em SP os desfiles de inverno 2010 da CASA DE CRIADORES... E é claro que o que mais chama minha atenção são os tricots desses novos e promissores designers!!! Claro que a carga conceitual dessas criações é muito forte e são raros os modelos que podem emplacar no mercado com um bom apelo comercial.
Porém, esse é o grande objetivo do evento: proporcionar visibilidade ao que é novo e revigorar o mundinho fashion (que cá entre nós, tá meio chato e repetitivo)...
Seguem algumas imagens das primeiras apresentações:
Look da GÊMEAS
...amei o macacão colado ao corpo (pelo menos parece ser isso)
em jacquard p&b com motivos de ursinho...
Look da GÊMEAS
...o mesmo jacquard romântico em p&blue, só que em um
casaqueto bem despojado - viva as sobreposições!!!
Look de WALÉRIO ARAÚJO
...por incrível que pareça, a inspiração para esse desfile era " O Mágico de Oz" - mas o estilista conseguiu subverter o tema e dar o ar "fetiche" próprio do seu estilo!!!

Look de WALÉRIO ARAÚJO
... que Dorothy, que nada!!! Esses looks sofisticados tipo anos 40 tem muito mais a ver com Dita Von Teese!!! Belo trabalho em crochet!!!

Imagens ERIKA PALOMINO

*p.s.: Pena que as imagens disponíveis na net não tenham opções com mais definição para que possamos analisar melhor os detalhes... Sorry se interpretei mal algum ponto ou técnica!!!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

CPI DO TRICOT - QUEM COPIOU QUEM???


Está lançada a polêmica da hora...
Ontem li no TERRA que a Maison Chanel está sendo processada por ter copiado um ponto de tricot do World Tricot, estúdio que também desenha para outras marcas famosas.
Se fosse aqui no Brasil, isso seria tema para uma CPI, onde a discussão de quem copiou quem iria se extender por alguns meses e não surtiria resultado nenhum...
Mas e agora que a polêmica está criada em solo europeu? Será que isso fará surgir uma espécie de registro de patente para criações de moda? Será que funcionaria???
Primeiro: influências de moda vêm e vão, passando de décadas para décadas... O direito sobre as criações teria prazo de validade?
Segundo: com a rapidez que nosso mundinho fashion anda, será que a justiça poderia ser acionada em tempo hábil para pegar as ditas cópias ainda nas prateleiras?
Terceiro: a moda está sempre sendo reinventada, reformulada, readaptada, recriada... Cada estilista enxerga uma referência com olhos próprios, ou seja, existe uma subjetividade muito grande nas criações de moda. Como julgar algo tão particular?
Quarto e último: GENTEEEEEE, o mundo está globalizado, as pessoas estão dividindo praticamente tudo pela internet (informações, conhecimentos, ideias...) e vivemos há anos em uma aldeia global... Teremos que conviver cada vez mais com a cópia, com as influências de novos artistas, com as novidades em geral!!!
Na minha opinião, hoje em dia, é praticamente impossível estar livre de ter seu produto clonado!!! Basta cada "criador" cuidar da sua "criatura" e guardar melhor seus segredinhos!!!
E além do mais, a própria CHANEL já dizia que se alguém a copiasse, ficaria feliz... Afinal de contas, se copiaram algo que ela criou foi porque acharam bonito!!!!!!
Isso ainda vai gerar muuuuuuuuitas opiniões...

terça-feira, 17 de novembro de 2009

NUDEOUT DA ADRIANA BARRA


Hoje recebi um material SENSACIONAL da ADRIANA BARRA, com o seguinte slogan: "... de nude já chega nós nús!!!", onde toda a equipe dela aparece nu!!!! Sim, nu, "naked", como vieram ao mundo... hahahaha... Mas não se assustem, eles estão vestidos com uma "big barra bag"!!!
Porém, antes de eu tentar entender o motivo da brincadeira, vi de cara o fofo do Cauê dentro dessa mesma sacola- esse é o "dog RP" da marca - e quase morri de rir, pois ele também é considerado do "staff" da marca!!! Isso não é o máximo... (Desculpem minha euforia, mas é que quem me conhece sabe que eu deliro com cachorros. Eles são minha perdição!!!)
Bom, falando sério: o caso é que a Adriana Barra não combina e nunca combinou com a história das cores "nudes" que tanto estão dando o que falar nesse verão. Apesar de eu estar meio básica ultimamente, também prefiro mil vezes as cores loucas e cheias de vida.
Com esse gancho, ela lança nessa semana sua coleção de alto verão COLORIDÍSSIMA e deixa pra trás o tédio das cores "beiges". Vivaaaaaa!!!!
Tô com ela e não abro!!!!
Dêem uma olhada no site da campanha e deliciem-se...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

TRICOT DA MINEIRA CECÍLIA PRADO


Há muito tempo acompanho o trabalho da mineira CECILIA PRADO...
Ela é a herdeira da Malharia Castor e tornou-se a estilista da marca que leva seu nome. Com seu tricots super coloridos, consegue agregar trabalhos manuais a um conceito moda bem autoral.
Lendo no site da LILIAN PACCE, vi que sua inspiração para a coleção primavera-verão 2009/10 foi a Turquia.
Amei as combinações alegres e as modelagens inspiradas nas batas turcas...
Ah, e o que é de linda a parede turquesa de lajotinhas do cenário das fotos?! Contraste maravilhoso com as cores das peças e a sombra da modelo!!!!


Fotos retiradas do post no site da LILIAN PACCE

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Novidades da ANN TAYLOR


Para mim, moda é a gente que faz!!!
Não importa quais são as tendências e sim, o que estamos com vontade de vestir em determinado dia e ocasião... Graças a Deus, hoje temos escolhas e não vivemos em uma "ditadura da moda" como foi em anos atrás!!!
Na maior parte do tempo, eu amo coisas diferentes e detesto a obviedade. Mas confesso que ultimamente, as coisas com apelo mais comercial e sem grandes conceitos também estão chamando minha atenção. Acredito que seja porque estamos todos cansados de excessos!!!
Esse meu sentimento só confirma o que li na coluna da Constanza Pacolato na Vogue de outubro, onde ela conta sua percepção de que inclusive os artigos de luxo estão buscando a simplicidade, porém sem abrir mão de acabamento, corte e caimento.
Navegando hoje pela web em busca de atualidades, revisitei o site da ANN TAYLOR, marca que destaquei na minha última viagem a NY.
As peças são super usáveis e cheias de charme!!!
Amei o vermelho puríssimo, os detalhes franzidos, os babados, as pérolas e as luvas:




sexta-feira, 6 de novembro de 2009

É Natal na ANTHROPOLOGIE e lá em casa também...

A ceia de Natal desse ano será lá em casa e tenho que começar a pensar nos preparativos, principalmente em alguns detalhes de decoração. Não quero muita frescura, mas uma bonita árvore bem colorida é fundamental!!!
Dia desses, fui em uma loja de decoração daqui de Caxias e já senti que seria difícil encontrar algo diferente... No meio de tanto Papai Noel e guirlandas, vi esquecidas num canto umas bolas rosa pink lindas e de imediato visualizei uma árvore dourada brilhando em minha sala!!!! Não, nada de cafonice... Minha árvore imaginária seria em ouro envelhecido e bem moderna!!!
E quem disse que existe árvores de Natal douradas??? "Ah, essas bolas pink ficariam ótimas nessa árvore branca..." - disse toda empolgada a vendedora apontando para uma árvore "albina".
Gente, que coisa óbvia e antiquada!!!!!!!!!!
E para meu espanto, até árvore preta tinha pra vender. Alguém imagina uma decoração de Natal em preto??? Tá, pode ser moderno ou contemporâneo, mas na minha opinião, preto é a última cor que combina com o nascimento de Jesus. Aliás, alguém lembra desse episódio??? Presépio, estrela de Belém, reis magos...
Maravilha!!!!! Como eu não pensei nisso antes?! Vou montar um presépio..........
Mas não esqueci da minha árvore dourada!!!!!!!! Alguém sabe onde encontro????

Ah, já estava esquecendo... A imagem acima é da ANTHROPOLOGIE. Não são lindos e meigos aqueles enfeites de Natal????

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

PRODUÇÃO DE MODA - FRIOLÃ inverno 2010

Sim, sim, sim... Sei que estou em falta com meus leitores!!!
Nessa época do ano é normal eu focar minhas atenções ao trabalho e ao desenvolvimento da coleção da Friolã. Amanhã, thanks God, teremos o lançamento definitivo e o que resta é a espectativa de GRANDES vendas!!!!
Aliás, as peças ficaram (modéstia à parte) lindas!!!
Segue nesse post uma imagem do "making off" da produção das fotos para o catálogo deste ano.


Agora que voltei, aos poucos vou mostrando o que chegará às vitrines do ano que vem... Cores, texturas, propostas... Tudo novinho!!!