terça-feira, 24 de novembro de 2009

CPI DO TRICOT - QUEM COPIOU QUEM???


Está lançada a polêmica da hora...
Ontem li no TERRA que a Maison Chanel está sendo processada por ter copiado um ponto de tricot do World Tricot, estúdio que também desenha para outras marcas famosas.
Se fosse aqui no Brasil, isso seria tema para uma CPI, onde a discussão de quem copiou quem iria se extender por alguns meses e não surtiria resultado nenhum...
Mas e agora que a polêmica está criada em solo europeu? Será que isso fará surgir uma espécie de registro de patente para criações de moda? Será que funcionaria???
Primeiro: influências de moda vêm e vão, passando de décadas para décadas... O direito sobre as criações teria prazo de validade?
Segundo: com a rapidez que nosso mundinho fashion anda, será que a justiça poderia ser acionada em tempo hábil para pegar as ditas cópias ainda nas prateleiras?
Terceiro: a moda está sempre sendo reinventada, reformulada, readaptada, recriada... Cada estilista enxerga uma referência com olhos próprios, ou seja, existe uma subjetividade muito grande nas criações de moda. Como julgar algo tão particular?
Quarto e último: GENTEEEEEE, o mundo está globalizado, as pessoas estão dividindo praticamente tudo pela internet (informações, conhecimentos, ideias...) e vivemos há anos em uma aldeia global... Teremos que conviver cada vez mais com a cópia, com as influências de novos artistas, com as novidades em geral!!!
Na minha opinião, hoje em dia, é praticamente impossível estar livre de ter seu produto clonado!!! Basta cada "criador" cuidar da sua "criatura" e guardar melhor seus segredinhos!!!
E além do mais, a própria CHANEL já dizia que se alguém a copiasse, ficaria feliz... Afinal de contas, se copiaram algo que ela criou foi porque acharam bonito!!!!!!
Isso ainda vai gerar muuuuuuuuitas opiniões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário